MATERNAIS

ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS
Alguns materiais que sugerem um pouco mais sobre a organização dos espaços.






Um pouco mais sobre "As cem linguagens"




As cem linguagen
Loris Malaguzzi  
 
A criança é feita de cem. A criança tem cem mãos, cem pensamentos, cem modos de pensar, de jogar e de falar. Cem, sempre cem modos de escutar as maravilhas de amar. Cem alegrias para cantar e compreender. Cem mundos para descobrir. Cem mundos para inventar. Cem mundos para sonhar. A criança tem cem linguagens (e depois, cem, cem, cem), mas roubaram-lhe noventa e nove. A escola e a cultura separam-lhe a cabeça do corpo. Dizem-lhe: de pensar sem as mãos, de fazer sem a cabeça, de escutar e de não falar, de compreender sem alegrias, de amar e maravilhar-se só na Páscoa e no Natal. Dizem-lhe: de descobrir o mundo que já existe e de cem, roubaram-lhe noventa e nove. Dizem-lhe: que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia, a ciência e a imaginação, o céu e a terra, a razão e o sonho, são coisas que não estão juntas. Dizem-lhe: que as cem não existem. A criança diz: ao contrário, as cem existem.

6 comentários:

  1. O encontro com Maternais foi muito bom, pois podemos nos "enxergar" em certas práticas citadas pelo nosso palestrante. Algumas delas até condenadas, mas enfim, entendidas, pois sabemos que nem tudo são "flores", como ele mesmo disse.
    Maternais rendem muito assunto.
    Vamos aguardar o próximo encontro.
    Estava ótimo!!!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou!!!!

    Creio que o mais importante dentro deste processo todo é refletirmos a caminhada como a possibilidade de algo que pode ser construído, re construído, aprimorado, modificado, ampliado....

    ResponderExcluir
  3. O encontro do dia 21 de junho, foi bastante produtivo e reflexivo, fez com nos educadores reletissemos sobre tudo que acontece na escola e de como podemos propor modificações fazendo do nosso espaço, nossa rotina,nosso planejamento algo mais suave mas com muita propriedade do que se almeja na educação infantil (que de torná-lo um espaço acolhedor e cheio de muito encanto,magia,sonho misturado com realidade,enfim uma caixinha onde cores,sabores,texturas e sentimento estão vinculados no nosso cotidiano.Parabens Paulo muito obrigado pelas dicas e pelo"dedo na moleira".Abraços

    ResponderExcluir
  4. Prezadas colegas,

    Que bom que gostaram. Ocnfesso que também saí do encontro muito satisfeito e feliz.
    Tenho considerado que nossos encontros tem sido cada vez mais produtivos e potentes. Que pena, que logo teremos o último.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  5. Olá Paulo e colegas do blog ao assistir os vídeos sobre os espaços e diversos materiais que foram oferecidos, fiquei sonhando em poder montar esses espaços para que as crianças tivessem um lugar digno por direito, onde passam a maior parte o dia e longe de suas famílias. Analisando cada espaço pude perceber que nada disso é impossível se começarmos a pensar o que eu entendo "O que é ser criança?" e "O que realmente é importante para as crianças?"

    ResponderExcluir
  6. Tem sido um presente cada encontro!
    Motivador, Desafiador, Provocador, Consistente ... Nossa posso enumerar diferentes formas para dizer O QUANTO ESTÁ VALENDO A PENA participar dos encontros para falarmos sobre a Ed. Infantil do nosso municipio!
    Jô e Cris, parabéns por nos presentearmos com este querido e competente Paulo, de alta qualidade e grande conhecimento!
    Paulo, se me permites, continues assim, compartilhando teu conhecimento de uma forma singular, acima de tudo, com muita humildade! PARABÉNS PELO EMPENHO!!!

    ResponderExcluir