JARDINS

Página do MEC com material sobre Alfabetização e Letramento 


 Tal publicação busca fortalecer o processo de debate com professores e gestores sobre a infância na educação básica, tendo como focos o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças de seis anos de idade ingressantes no ensino fundamental de nove anos, mas sem perder de vista a abrangência da infância de seis a dez anos de idade nessa etapa de ensino. Nesse documento são desenvolvidos temas como a infância e sua singularidade; a infância na escola e na vida: uma relação fundamental; o brincar como um modo de ser e estar no mundo; as diversas expressões e o desenvolvimento da criança na escola; as crianças de seis anos e as áreas do conhecimento; letramento e alfabetização: pensando a prática pedagógica; a organização do trabalho pedagógico: alfabetização e letramento como eixos organizadores; avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão e modalidades organizativas do trabalho pedagógico: uma possibilidade.
 Mais informações e outros materiais:  http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12624%3Aensino-fundamental&Itemid=859   Texto sobre "Alfabetizar com ou sem receita"  Alfabetizar com ou sem receita
View more documents from Paulo Fochi.

Texto sobre Alfabetização, publicado na Zero Hora.


4 comentários:

  1. Fiquei bem feliz em estar presente no momento certo e para faixa etaria certa.
    Primeiro acho interessante registrar a importância de ser educadora de jardim eu me considero uma das varias professoras que AMA jardim.
    Segundo é preciso nao apenas repensar nossos lugares e sim Reagir, para que a nossas atitudes estejam interligadas em nosso procedimentos e assim concluindo com nossos conceitos, ter a dimensão de um todo e nao apenas de um unico fim.
    "A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original".
    Albert Einstein
    Estou muito feliz com as formações e de poder estar tendo a oportunidade de Reeducar meu OLHAR!!!

    ResponderExcluir
  2. Também me sinto agraciada em poder estar presente nos encontros sugeridos. Trabalhar com Jardins sempre surge aquela insegurança quanto a Alfabetização.Mas, com as dicas que o Pal.Paulo tem nos oferecido, até parece estar ficando fácil e descomplicado. Fico me perguntando, será que a Ed. Infantil está conversando com os Primeiros Anos da Ed. Básica (PRÉ,1ª,2º)como sugeria o Pal.Gabriel Junqueira? Outra coisa: Como o Pal. Gilson pensa isso: O aluno tem que chegar "vazio", como uma tábula rasa nos 1º anos da Ed. Básica ou já tem que vir com uma iniciação alfabética? Os três palestantes são ótimos, não sei dizer qual o melhor, cada um no seu contexto,mas penso que é importante amarrar este assunto para um próximo encontro.

    ResponderExcluir
  3. Tem sido um presente cada encontro!
    Motivador, Desafiador, Provocador, Consistente ... Nossa posso enumerar diferentes formas para dizer O QUANTO ESTÁ VALENDO A PENA participar dos encontros para falarmos sobre a Ed. Infantil do nosso municipio!
    Jô e Cris, parabéns por nos presentearmos com este querido e competente Paulo, de alta qualidade e grande conhecimento!
    Paulo, se me permites, continues assim, compartilhando teu conhecimento de uma forma singular, acima de tudo, com muita humildade! PARABÉNS PELO EMPENHO!!!

    ResponderExcluir
  4. É gratificante saber que as colegas estão gostando da formação.Dividir com todos este presente, que é o Paulo, foi a nossa intenção. Ainda temos alguns encontros pela frente, mas já estou sentindo o gostinho da saudade. Abraços a todos, Marycris.

    ResponderExcluir