BERÇÁRIOS

Cesto de tesouros

 

 


Vídeos sobre Loczy

Alguns vídeos sobre o Instituto Emmi Pikler, em Budapest, na Hungria, o que possibilitou um conhecimento mais aprofundado daexperiência e das práticas de cuidados com bebês, reconhecidas hoje em vários países do mundo.
Lóczy é o nome da rua em Budapeste onde se localiza o Instituto com o mesmo nome que funciona desde 1946. Após a segunda guerra mundial, Emmi Pikler, médica pediatra, assume a coordenação da instituição criada para acolher crianças órfãs e/ou abandonadas. Durante décadas, Emmi Pikler e sua principal colaboradora Drª Judit Falk (dentre outras) constroem outra referência de atenção à criança. Desde então o Instituto vem acumulando estudos e pesquisas sobre o desenvolvimento de crianças pequenas e criado aportes para a observação e o reconhecimento das competências e das necessidades básicas das crianças de 0 a 3 anos no sentido de garantir-lhes as melhores condições de bem estar físico e psíquico. A experiência do hoje denominado Instituto Emmi Pikler iluminou experiências européias de educação de crianças em creches e escolas infantis. 
seu pensamento sobre o cuidado das crianças se assenta nos princípios de garantir-lhes uma segurança afetiva e uma motricidade livre apoiando-se em três funções principais que são: acolhimento e cuidados ao bebê, pesquisa sobre o processo de desenvolvimento do bebê concatenado com a função institucional e formação e supervisão permanente das atendentes



   





Dados sobre TV e Crianças pequenas
Conselho Regional de Medicina publica parecer contra tevê para menores de 3 anos


O Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CREMESP) publicou no dia 30 de março um parecer contraindicando programas de televisão para menores de três anos.  O parecer foi desenvolvido a pedido do Criança e Consumo, como forma de auxiliar na decisão do Ministério Público quanto a umInquérito Civil instaurado contra a divulgação da faixa de programação Baby TV pela Fox.
Embora a faixa de programação fosse anunciada como promotora do aprendizado e do desenvolvimento saudável para menores de 3 anos, pesquisas indicam  que, independentemente do conteúdo veiculado, não é recomendável a crianças entre 0 e 3 anos de idade serem expostas à televisão.  O parecer do CREMESP foi na mesma direção, afirmando que “nenhum estudo documentou benefícios da exposição precoce de crianças à televisão”.
Para o CREMESP, dessa forma, pode-se concluir que a televisão não deve ser prioritariamente uma forma de estimulação nesta faixa etária. Segundo os estudos analisados pelo órgão, a exposição à tevê nessa idade apresenta consequências negativas em seu desenvolvimento cognitivo em relação à linguagem, com a diminuição da exposição à voz e interação com cuidadores – fator essencial para o desenvolvimento cerebral saudável das crianças.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS INDICADAS NA FORMAÇÃO

GOLDSCHMIED, Elinor; JACKSON Sonia. Educação de 0 a 3 anos: o atendimento em creche. Trad. Marlon Xavier. Porto Alegre: Artmed, 2006

10 comentários:

  1. Paulo e colegas!


    A busca por outros olhares na Educação Infantil foi o sentimento que moveu a noite de ontem. O repensar a partir da inquietude sobre as verdades estabelecidas, sobre o desprendimento das certezas que culturalmente e socialmente nos acompanham até os dias de hoje foram tencionadas. “Cutucadas” e nos fizeram pensar diferente sobre a Educação Infantil dentro de um processo de interação entre os profissionais desse município. Agradecemos a todos os presentes, professor formador, secretária de educação, diretora de educação, equipes gestoras das EMEIs e ECEIs e colegas da SMEE pelas significativas trocas que realizamos nesse encontro. Um abraço a todos e até o próximo, Jô e Mary.

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    1. Com certeza o encontro foi bastante válido, mesmo para quem já atua há anos nessa rede. É uma forma de nos desacomodar e motivar novas reflexões e novas práticas educativas. As falas nessa noite não foram novidade visto que em outros momentos ao longo dos anos como professora na educação infantil nesse município muito já discutimos sobre isso. No entanto, sempre é válido questionar, reavaliar e compartilhar esses momemntos com colegas que estão chegando, muitas vezes estando em suas primeiras experiências com crianças pequenas. E, mesmo que pareçam ser repetitivas, estudar e aprender nunca é demais, sempre há o que repensar, aprimorar e aprender. Por mais tempo de trabalho que tenhamos, nunca saberemos "tudo".

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    2. Jô e Mary. Importante agradecer também as professoras, atendentes e estagiárias que estão ligadas diretamente com as crianças.

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  2. Entendo que quando trabalhamos com "gente" sempre tem novidades!Pois as pessoas se renovam a todo dia, ainda mais quando estamos falando e focados em crianças. O processo de Educação Continuada para Ed. Infantil não deveria ter intervalos nunca, pois é necessário atualização, pesquisa, estudo, porque as crianças estão a cada dia mais curiosas, buscando interação com o todo. E nós profissionais da área, precisamos estar atentos, precisamos aprender e trocar com colegas, trocar com as crianças e com o meio em que estamos inseridos.

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  3. Para aprimorar e provocar mais conversa, pergunto...

    Precisamos de novidades?! Ou precisamos de consistência sobre a prática que realizamos....

    Para pensar!

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  4. Presisamos saber como fazer e não apenas o que não fazer!!!!
    Não basta apontar erros e não dar soluções coerentes com a realidade de nossa cidade que tem uma visão humana sim ,mas também tem um jogo politico muito obscuro!!!!quero dizer também que compara as nossas escolas pelas escolas de baixo nivel é facil quero ver é comparar com as melhores chega de fios esposto,salas pequenas e briquedos quebrados!queremos investimentos para os pequenos para sermos professores alegres temos que estar num ambiente alegre com uma equipe diretiva mais humana que vise a criança e não apenas os aspctos politicos do seu cargo!!!

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    1. Prezada,

      Dos aspectos que levanta, vou lhe dar retorno quanto ao que me cabe.
      Não concordo contigo que na formação está se fazendo COMPARAÇÃO. Talvez, tenham compreendido equivocadamente os exemplos de imagens e vídeos apresentados na formação, também, possa seja possível que ainda não estivesse no grupo quando foi informado que não se tratava de imagens para serem comparadas, mas sim, como AMPLIAÇÃO DE REPERTÓRIO.
      E neste aspecto, um dos grandes objetivos deste processo de formação é dar subsídios para refletir a escola de educação infantil e poder "transver" os modos de se fazer docência.
      Ainda, creio ser muito importante destacar que apontar o "que não se faz" é uma forma de contextualizar problemas e situações do município. E quanto a dizer "o que se faz", na medida do possível, isto vem sendo realizado em todos os encontros, no entanto, não se pode esperar um manual de instruções.

      Reforço ainda, como já havia feito em formação, da importância que problemas, tais como os que indica em sua postagem, sejam informados para os devidos responsáveis: Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura Municipal, e se for o caso, Promotoria.
      Sou, em primeiro lugar, uma pessoa que DEFENDE LUGARES PARA AS CRIANÇAS estarem com o máximo de qualidade. E sei que para isso, também envolve a forma como se faz docência.

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  5. Tem sido um presente cada encontro!
    Motivador, Desafiador, Provocador, Consistente ... Nossa posso enumerar diferentes formas para dizer O QUANTO ESTÁ VALENDO A PENA participar dos encontros para falarmos sobre a Ed. Infantil do nosso municipio!
    Jô e Cris, parabéns por nos presentearmos com este querido e competente Paulo, de alta qualidade e grande conhecimento!
    Paulo, se me permites, continues assim, compartilhando teu conhecimento de uma forma singular, acima de tudo, com muita humildade! PARABÉNS PELO EMPENHO!!!

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  6. Paulo você tem algum material sobre abrigos casas de passagens porque trabalho em um e temos um berçario bem grande gostaríamos de sua ajuda bjosss! patricia30regina@gmail.com

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  7. Olá Paulo Fochi,
    acabo de conhecer vc através da professora Janaína Maudonet de São Paulo e estou encantada com suas palavras. Estou Gestora de CEI que atende crianças de 0 a 05 anos em horário integral e sou uma permanente estudiosa da Educação Infantil. Tenho um blog http://criancapequenina.blogspot.com.br/ onde divulgo algumas coisas, faça uma visita e deixe um recadinho.
    Abraços de sua seguidora,
    Heloisa

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